quarta-feira, 4 de março de 2015

Bolo mármore e o ingrediente surpresa

Olá!
Hoje temos um bolinho que me deu muito prazer fazer, trata-se daquele bolinho que nos leva de regresso à infância, a casa dos avós, que traz há lembrança o cheirinho do café acabado de fazer, misturado com o aroma do bolinho no forno, os miúdos junto à porta à espera duma fatia....são tão preciosas estas lembranças de infância, que temos por dever salvaguardar assim como as receitas das nossas avós.
O ingrediente surpresa é o snack de Fruut  de maça o qual triturei e juntei à massa, retirei farinha e acrescentei a maça desidratada em pó, e decorei com os snacks.
O bolo ficou delicioso a notar-se pequenos pedacinhos dourados de maçã e com uma linda decoração que me fez lembrar o sol.
Acho que todos estamos a precisar de um pouco de sol, não acham ?

Bolo mármore com maça e molho de caramelo









































Receita 
Ingredientes para o bolo:
100 gr de  creme de culinária líquido 
4 ovos
250 gr de açúcar
120 gr de leite
240 gr farinha T 55
60 gr ( 1 pacote de Fruut de maça crocante  vermelha doce ) para decoração 
60 gr ( 1 pacote de Fruut de maça crocante fuji )
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó para bolos

Preparação
Pré aqueça o forno a 180Cº, unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha.
Na batedeira coloque os ovos, o creme culinário, o açúcar, o leite e bata durante 2 minutos até ficar tudo bem envolvido.
Triture o pacote de maça crocante vermelha doce até ficar quase em farinha e junte à farinha e ao fermento envolva e coloque no preparado anterior envolva com cuidado com a batedeira no mínimo ou à mão, divida o preparado em dois recipientes e coloque o cacau num deles e envolva.
Deite primeiro o preparado do cacau na forma e depois o outro, com um pau de espetadas faça o marmoreado na massa e leve ao forno durante 40 minutos.

Ingredientes para o molho de caramelo:
200 gr de açúcar
200 gr de natas ( 1 pacote )
30 gr de manteiga 

Preparação:
Aqueça as natas num tachinho ( basta aquecer não precisa de ferver)
leve o açúcar ao lume noutro tachinho até começar a ganhar cor de caramelo claro (em lume médio), não deve mexer, com cuidado coloque a manteiga e deixe que ela derreta e se envolva com o açúcar, coloque então as natas aquecidas ( vai fazer barulho) e deixe de novo envolver no caramelo, nesta altura já pode mexer, estando tudo envolvido está pronto retire do lume e deixe arrefecer antes de usar, também fica mais duro depois de frio, aguenta-se no frigorífico algum tempo.
Regue o bolo com o caramelo e decore com a maça crocante fuji.
Este bolo é ótimo ao pequeno almoço ao lanche acompanhado de um cházinho !!!

Pode encontrar estes e outros produtos da Fruut aqui: https://www.facebook.com/FruutWorld?fref=ts
Também quero agradecer a colaboração do Outllet da Hotelaria pelo prato do bolo,
aqui fica o link para verem este e outros artigos de cerâmica : https://www.facebook.com/pages/Outlet-de-Hotelaria/424253494336425?fref=ts


Nesta receita utilizei este ingrediente e este prato: