terça-feira, 3 de março de 2015

Abóboras recheadas com alheira

Olá!
Uma das minhas fontes de inspiração para cozinhar é sem dúvida o hiper -mercado, não gosto de confusões e por vezes os hiper-mercados são sinónimos disso, mas como diz o ditado lá tem que ser.
Adoro ver as bancas de frutas e legumes, tanta variedade que apetece trazer quase tudo.
Já tinha visto estas abóborinhas, mas da última vez que fui resolvi trazer eram tão bonitas ia usar-las para decoração, passado alguns dias tinham umas manchinhas então resolvi fazer esta receita antes que se estragassem.
Gosto muito da combinação de alheira com maça e esta receita simples ficou deliciosa!








































Abóbora recheada com alheira

 Ingredientes :

3 Abóboras pequeninas 
1 alheira
1 maçã 
raspa de uma laranja
100 de queijo ralado 
1 dente de alho 
azeite q.b
tomilho e sal q.b
Pão ralado grosseiramente q.b

Preparação :
lave as abóboras  corte ao meio e retire com uma colher o interior com cuidado para deixar a abóbora inteira 
 Num tabuleiro leve as abóboras a assar viradas para baixo, e ao lado a polpa da abóbora polvilhada com a raspa da laranja, sal e tomilho leve ao forno 20 m a 180 cº.
Enquanto isso numa frigideira coloque um pouco de azeite e o alho picado deixe alourar e coloque a alheira sem pele partida em pedaços e a maça cortada aos cubos, deixe cozinhar em lume brando cerca de 15 minutos .
Retire a abóbora do forno e esmague um pouco a polpa e junte à alheira envolva e retire do lume, acrescente o queijo ralado (reserve um pouco para polvilhar ) e coloque este recheio nas abóboras e polvilhe com o pão ralado e mais um pouco de queijo, leve de novo ao forno a gratinar e sirva ainda quente .
Bom apetite !!!