sexta-feira, 5 de junho de 2015

Clafouti de cerejas

Olá,
Estamos no tempo delas ( as cerejas), por todo o lado vêm-se montes e montes delas, são muito atractivas tanto pela cor, pelo sabor e aspecto, adoro a sua polpa firme e sumarenta .
Como são sazonais tenho sempre por hábito aproveitar muito bem a fruta da época e época da cereja é sempre muito pequena, costumo fazer compotas, decorar bolos fazer molho doce, desta vez aventurei-me a fazer o Clafouti , já fazia bastante tempo que queria experimentar esta receita e desta vez lá consegui.
Devo dizer que a textura anda entre a queijada e o pudim, recomendo que experimentem :)
Vamos lá então a receita:






























Clafouti de cereja

Ingredientes:

400 gr de cerejas sem caroço
4 ovos
200 gr de natas 
200 gr de leite
100 gr de farinha 
150 gr de açúcar
40 gr de manteiga
uma pitada de sal
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Aquecer o forno a 180 Cº, untar uma forma com manteiga. Colocar as cerejas num tabuleiro e polvilhar com açúcar e deixe repousar um pouco.
bater os ovos com uma pitada de sal ( somente para ficarem mexidos) juntar a farinha e o açúcar, juntar os ovos à mistura da farinha e açúcar com cuidado e mexendo sempre para não ganhar grumos, adicionar a manteiga derretida e mexer bem,  depois junta-se as natas e o leite e envolve-se muito bem até o preparado ficar homogéneo, coloca-se as frutas na forma e o preparado em cima e leva-se ao forno durante 45m/ 1 h 
retirar do forno deixar arrefecer e levar ao frio ,polvilhar com açúcar em pó na hora de servir.













Nenhum comentário:

Postar um comentário