terça-feira, 2 de junho de 2015

Tartelettes de caramelo e chocolate

Olá,
A receita de hoje é mais um docinho ,já sabem que não passo sem eles, são uma fonte de prazer para os sentidos: Lindos, deliciosos, saborosos e ainda fotogénicos.
O de hoje é um daqueles decadentes repleto de textura e sabores diferentes mas que se completam a cada dentada.
Se não vejam uma camada crocante de bolachas de chocolate,depois um suave e cremoso molho de caramelo coberto com uma suave e firme camada de chocolate e um pouco de chantilly para finalizar e a cereja no topo do bolo ( neste caso tartelette) .
Digam lá se não é um prazer para quem gosta de doces sentir todos estes sabores e texturas numa pequena tartelette?
Vamos lá então à receita.






























Tartelettes de caramelo e chocolate

Ingredientes para a base:

300 gr de bolachas de chocolate
150 gr de manteiga derretida

Ingredientes para o caramelo:

300 gr de açúcar
100 gr de água
120 gr de natas
70 gr de manteiga

Ingredientes para a cobertura de chocolate:

120 gr de natas
120 gr de chocolate de culinária

Ingredientes para o  chantilly:

100 gr de natas
1 colher de sopa de acúcar

cerejas ou outro fruto vermelho para decorar.

Preparação:
Num robot de cozinha triture as bolachas até ficarem em pó, junte a manteiga derretida e envolva no robot até ficar uma massa ligada, forre as formas das tartellettes de fundo amovível com a massa e leve ao frigorífico.
Enquanto isso prepare o caramelo. Leve uma caçarola pequena ao lume com o açúcar e a água até o açúcar ficar caramelizado, em lume brando coloque então com muito cuidado as natas pré aquecidas ( vai borbulhar muito mas não se preocupe é normal) mexa com cuidado e deixe por mais uns minutos ( 3) retire do lume e envolva a manteiga ,deixe arrefecer e depois recheie as tartelettes com este creme ,não coloque muito caramelo ainda falta preencher com chocolate, leve então as tartelettes ao frio com o caramelo durante algumas horas ,eu faço sempre de um dia para o outro.
Faça então a cobertura de chocolate: Leve as natas numa caçarola pequena ao lume só até começarem a fervilhar, retire imediatamente e deite sobre o chocolate partido em pedaçinhos pequenos, deixe repousar um pouco e depois mexa energicamente com as varas de arame até ficar um creme, coloque então nas tartelettes sobre o caramelo este creme de chocolate e leve de novo ao frio a´te o chocolate ficar mais sólido.
Bata as natas com o açúcar em chantily e decore as tartelettes e coloque uma cereja no topo da mesma.
Sirva fresco, bom apetite !!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário