sexta-feira, 26 de junho de 2015

Pudim de pão

Olá,
Hoje trago mais um doce ( sim eu adoro  fazer doces) . já fazia algum tempo que queira experimentar fazer este pudim, eu normalmente faço o pudim de pão, numa forma de pudim untada com caramelo e levo ao lume em banho maria fica muito bom .
Esta versão nunca tinha experimentado, vi num programa de culinária este pudim e decidi fazer no dia seguinte para testar o sabor e textura, ficou realmente muito bom, pois sente-se o sabor do chocolate branco e com os pedaços de pêra resultou muito bem ,é uma sobremesa para voltar a repetir, se servirem morno o pudim acompanhem com uma bola de gelado ....delicioso!!!!

Pudim de pão com chocolate branco e pêra



























Ingredientes:

1 l de leite
200 gr de chocolate branco
200 gr de natas
50 gr de manteiga
50 gr de licor de pêra SABOR BIO
220 gr de açúcar amarelo
7 ovos
2 pêras
2 paus de canela
fatias de pão q.b

Preparação:

Leve ao lume o leite com as natas e os paus de canela, quando começar a ferver retire do lume e adicione o chocolate branco partido em pedaços e deixe repousar um pouco.
Unte com manteiga uma pirex e coloque as fatias do pão a manteiga partida em pedaçinhos e as pêras. Bata os ovos com o açúcar, mexa a mistura do leite com o chocolate retire os paus de canela e verta em cima dos ovos mexendo sempre, verta esta mistura no pirex e deixe repousar para encharcar as fatias de pão enquanto aquece o forno a 175Cº ,leve o pudim e deixe cozer durante 1 hora ( se entretanto vir que esta a ficar queimado cubra com papel de aluminio), sirva morno acompanhado com uma bola de gelado.









terça-feira, 23 de junho de 2015

Bolinhos de côco

Olá,
A receita de hoje traz a lembrança da infância dos dias passados com a mãe a fazer estes deliciosos bolinhos, lembro-me de estar colada ao forno à espera que ficassem prontos e mal os conseguisse ter na mão comia logo dois ou três :)
Aquele cheirinho na cozinha era maravilhoso, era um consolo para quem chegava da escola esfomeada por um docinho acabado de fazer.



































Bolinhos de côco

Ingredientes:

100 gr côco ralado 
90 gr de açúcar 
2 ovos 
40 gr de vaqueiro profissional  "bolo rei " à temperatura ambiente

Método :


numa taça coloco os ovos e o côco ralado e misturo muito bem, adiciono a manteiga e continuo a mexer, junto o açúcar e mexo tudo muito bem até ficar ligado.
coloco num tabuleiro de ir ao forno as forminhas frisadas e encho com o preparado, levar ao forno pré aquecido a 180 cº durante 15 minutos.
















sexta-feira, 19 de junho de 2015

pequeno almoço saudável

Olá,
Como estamos na primavera, começamos logo a pensar no verão, roupas mais leves e frescas queremos estar em forma para ir à praia, começamos então a reduzir aos doces e a fazer alimentação mais leves e saudáveis, deveria ser assim durante o ano inteiro, mas na realidade não é bem assim :)
por cá como não podia deixar de ser também pensamos nas comidinhas saudáveis, desde que tomei conhecimentos dos snacks de fruta desidratada da Fruut ,tenho que confessar que fiquei fá pois começou a fazer parte do meu pequeno almoço e lanche são nutritivos conservam todos os nutrientes da fruta e são deliciosos.
Aqui vai mais um delicioso pequeno almoço.






























A receita está aqui: basta adicionar um pacote de fruut  ao seu pequeno almoço ou lanche e fica com uma refeição completa.
( Taça do mix da Iswari de Açai,banana e morango)
atreva-se a experimentar :)
Fruut é Coll
Frutt é healthy









quinta-feira, 18 de junho de 2015

Bolinhos de bacalhau sem batata

Olá, 
Como devem ter reparado nós por cá somos apreciadores de bacalhau, este fiel amigo que faz as maravilhas de todos nós, um prato que não falta nas ementas dos restaurantes Portugueses de norte a sul do País, dos pratos mais elaborados aos mais simples.
Eu gosto imenso de pataniscas e bolinhos de bacalhau, pois mas nunca me saiam muito bons e fofos como eu desejava, acho que colocava muita batata, decidi eliminar as batatas e fazer como as patanicas e assim foi, fiquei fã ,ficam fofos e secos por dentro e muito muito saborosos, são óptimos para levar na marmita, para um piquenique já que os dias quentes de primavera e verão chegaram :)
Esta é mais uma sugestão para a marmita da Smartlunch 
e também onde utilizo pela primeira vez as tábuas da Gradirripas- Artigos em madeira





























Bolinhos de bacalhau sem batata

Ingredientes para os bolinhos:
120 gr de bacalhau desfiado
100 gr de farinha com fermento
2 ovos
100 gr de leite
cebola e salsa q.b
sal,pimenta q.b
óleo

Ingredientes para a salada de feijão frade:
200 gr de feijão frade previamente cozido
azeite,vinagre q.b
sal e pimenta q.b
salsa e cebola q.b

Preparação:
Depois de ter o bacalhau desfiado, pique a cebola e a salsa e junte ao bacalhau, adicione os ovos e mexa tudo muito bem até ficar homogéneo depois adicione o leite e a farinha e tempere a gosto mexa bem e deixe repousar algum tempo ( 15m/ 30m) para o fermento da farinha começar a fazer efeito,  com a ajuda de uma colher coloque colheres de sopa e frite em óleo abundante e coloque os bolinhos a escorrer em papel de cozinha ( eu uso Renova ), sirva mornos ou frios, acompanhe com arroz de feijão ou uma salada de feijão como é o caso.
Salada de feijão frade:
Escorra o feijão e faça uma vinagretta com o azeite, vinagre, sal e pimenta pique a cebola e a salsa finamente e adicione à vinagretta, na hora de servir a salada regue com a vinagretta e sirva a salada fria ou norma conforme o seu gosto.
Bom apetite!!!










terça-feira, 16 de junho de 2015

Bolo de amêndoa e alperce

Olá,
O bolinho de hoje traz uma das minhas frutas preferidas o damasco, gosto da cor alaranjada do sabor ácido e doce ao mesmo tempo, em doce, geleia ou compota  e também secos, andei a pesquisar e vejam o que encontrei sobre eles:
 Os Benefícios do Damasco para a saúde são incríveis, Damascos são um tipo de (laranja coloridos). O frutos é rico em beta-caroteno, fibras, Vitamina AVitamina E, e Ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e no combater de muitas doenças. Damascos secos e enlatados estão disponíveis durante o ano, os frescos estão em temporada de maio a agosto.






















Bolo de amêndoa e alperce

Ingredientes:
100 gr de farinha
150 gr farinha de amêndoa
50 gr de fécula de batata
3 ovos
180 gr de açúcar
100 gr de leite
100 gr de óleo
10 alperces
1 colher de chá de fermento
raspa de limão
uma pitada de sal
açúcar em pó
geleia de alperce 
amêndoa picada para decorar

Preparação:
Bater os ovos com o açúcar muito bem, juntar o óleo, misturar as farinha com o fermento e colocar no preparado anterior juntamente com o leite, mexer até ficar um preparado homogéneo, colocar na forma ( 24 cm)
Lavar e cortar ao meio os alperces colocar em cima da massa do bolo com a parte cortada virada pra cima ,polvilhar com açúcar em pó e levar ao forno durante 50m a  180Cº.
Retire da forma deixe arrefecer ,pincele as bordas do bolo com a geleia e polvilhe com a amêndoa picada .
Bom apetite!















sexta-feira, 12 de junho de 2015

pequeno almoço com muita fruta

Olá,
Se há refeição que eu gosto é do pequeno almoço e então agora que a primavera chegou e com ela vieram as frutas doces e coloridas a minha alegria é completa, pois gosto de todas elas e tenho desfrutar ao máximo do seu sabor e frescura.
Aqui vai mais uma proposta com um dos mix da Iswari SuperFoods Portugal este é de manga e baobab.
































Taça nutritiva de manga

Ingredientes:

200 ml de leite
4 colheres de sopa do mix de fruta de manga & baobab
Meia manga, cerejas e mirtilos

Preparação:

Se gostar do leite quente, aqueça e misture com o mix ou então utilize o leite frio, pode juntar cereias, granola, iogurte sementes e fruta como é o meu caso, depois é só sentar e desfrutar :)












quinta-feira, 11 de junho de 2015

Gelado de morango

Olá,
A receita de hoje é muito fresca e saborosa, quem não gosta de um gelado caseiro de morango?
Comprei uns morangos muito doces e aromáticos em são Pedro Velho, Mirandela e congelei alguns para fazer gelado, gosto muito de fazer gelados pois temos sempre uma sobremesa pronta em minutos, e nos dias de calor sabe tão bem.

































Gelado de morango



Ingredientes:
800 gr de morangos
200 gr de natas
1 limão sem casca sem caroços
200 gr de açúcar em pó
Pistácio sem sal picado

Preparação:
Triturar os morangos com o limão e metade do açúcar ( 100 gr) , bater as natas em chantilly com a outra metade do açúcar e envolver suavemente no puré dos morangos, leve ao congelador num recipiente e nas primeiras horas bata de 30 em 30 minutos para não ganhar cristais de gelo.
Retire do congelador meia hora antes de servir e sirva com o pistácio picado.








sexta-feira, 5 de junho de 2015

Clafouti de cerejas

Olá,
Estamos no tempo delas ( as cerejas), por todo o lado vêm-se montes e montes delas, são muito atractivas tanto pela cor, pelo sabor e aspecto, adoro a sua polpa firme e sumarenta .
Como são sazonais tenho sempre por hábito aproveitar muito bem a fruta da época e época da cereja é sempre muito pequena, costumo fazer compotas, decorar bolos fazer molho doce, desta vez aventurei-me a fazer o Clafouti , já fazia bastante tempo que queria experimentar esta receita e desta vez lá consegui.
Devo dizer que a textura anda entre a queijada e o pudim, recomendo que experimentem :)
Vamos lá então a receita:






























Clafouti de cereja

Ingredientes:

400 gr de cerejas sem caroço
4 ovos
200 gr de natas 
200 gr de leite
100 gr de farinha 
150 gr de açúcar
40 gr de manteiga
uma pitada de sal
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:
Aquecer o forno a 180 Cº, untar uma forma com manteiga. Colocar as cerejas num tabuleiro e polvilhar com açúcar e deixe repousar um pouco.
bater os ovos com uma pitada de sal ( somente para ficarem mexidos) juntar a farinha e o açúcar, juntar os ovos à mistura da farinha e açúcar com cuidado e mexendo sempre para não ganhar grumos, adicionar a manteiga derretida e mexer bem,  depois junta-se as natas e o leite e envolve-se muito bem até o preparado ficar homogéneo, coloca-se as frutas na forma e o preparado em cima e leva-se ao forno durante 45m/ 1 h 
retirar do forno deixar arrefecer e levar ao frio ,polvilhar com açúcar em pó na hora de servir.













quinta-feira, 4 de junho de 2015

Panadinhos

Olá,
Hoje trago mais uma receita para a marmita SmatLunch, esta é daquelas comidinhas que o pessoal cá de casa está sempre a pedir, são uns gulosos.
Acho que faz parte de todos nós, as nossas avós faziam as nossas mães faziam, todos nós fazemos.
Agora que o calor se instalou nada melhor para levar pra praia em sandes ou na marmita, quentes ou frios sabem sempre muito bem.
Nós cá em casa costumamos dizer piquenique não é piquenique sem panadinhos, concordam ?
Por norma faço sempre acompanhados de arroz branco e salada.
Aqui vai a receita:


































Pandinhos e arroz aromatizados com salsa

250 gr de bifinhos do lombo de porco bem finos
Pão ralado com alho e salsa da Rialto
sal, limão q.b
óleo de girassol
1 ovo

preparação :
Tempere os bifinhos com sal e limão, passe no ovo depois no pão ralado e frite em óleo abundante até ficaram douradinhos, coloque num prato com papel de cozinha da Renova para escorrer o excesso de óleo e depois sirva.

Arroz aromatizado com salsa

250 gr de arroz agulha
420 gr de água
sal,alho,louro,
salsa seca Arboreto
cebola seca
azeite q.b

Numa caçarola leve o azeite ao lume e sem ficar muito quente coloque o arroz e mexa mas sem deixar queimar, reduza a temperatura coloque uma colher de sopa de cebola seca e continue a mexer até a cebola começar a ganhar cor, acrescente então a água o alho esmagado e a folha de louro,uma colher de café de sal, aumente a temperatura quando começar a ferver retire a tampa de deixe ficar assim por 1 minuto depois reduza para a temperatura mais baixa do fogão coloque a tampa e deixe cozinhar por 15 m ,retire então a tampa coloque a salsa seca e mexa o arroz para soltar um pouco e deixe repousar com a tampa.
Sirva o arroz com os panadinhos e salada de alface.